A manutenção e o teste hidrostático em mangueiras de incêndio servem para conferir suas condições físicas e estruturas. O teste deve ser feito de forma periódica e regular, a fim de garantir o perfeito funcionamento da mangueira em caso de necessidade.
Conforme a Norma ABNT NBR 12779, o teste hidrostático em mangueiras de incêndio é uma medida fundamental e obrigatória a cada doze meses. Toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada a cada 6 meses e ser submetida a teste hidrostático/manutenção a cada 12 meses.
O QUE A RIT´S FIRE OFERECE:
- Teste Contra Vazamentos;
- Busca por Desgastes Naturais da Mangueira;
- Verificação de Vestígios de Abrasão no Revestimento;
- Verificação de Falhas no Funcionamento.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
DÚVIDAS FREQUENTES
QUAL A VALIDADE DO TESTE HIDROSTÁTICO EM MANGUEIRAS DE INCÊNDIO?
COMO DEVE SER FEITO O TESTE HIDROSTÁTICO EM MANGUEIRAS DE INCÊNDIO?
O teste deve ser conduzido por empresa especializada, que possua os equipamentos apropriados e siga os procedimentos determinados pelo INMETRO.
A primeira parte do teste hidrostático em mangueiras de incêndio é visual. A mangueira não pode apresentar abrasão, machas e resíduos de produtos químicos e ausência de marcação conforme ABNT 11.861. Além disso, a união não pode apresentar deformidades, devem acoplar de maneira suave e não podem ter deslizado em relação a mangueira.
Dependendo das condições da mangueira ela pode ser reprovada já no teste visual, sem haver a necessidade de se realizar o teste.
O segundo passo é realizar o teste hidrostático. Uma das extremidades da mangueira é acoplada na máquina de teste e na outra se coloca um tampão. A mangueira então, é preenchida com água, pressurizada de acordo com a norma – Tipo 1 (12kgf/cm²) Tipos 2,4 e 5 (17kgf/cm²) Tipo 3 (18kgf/cm²) – e deve suportar a pressão por 1 minuto.
Com a mangueira pressurizada é possível verificar se há vazamentos. Se for encontrado qualquer vazamento, por menor que seja, a mangueira será reprovada.
A pressão é aliviada e mangueira deve ser seca antes de ser enrolada. Caso a mangueira seja reprovada, deve conter a inscrição “REPROVADA” escrita em letras grandes em suas extremidades e no meio.